Seu gato te acorda durante a noite?


Quando foi a última vez em que você teve uma boa noite de sono? Se o gatinho foi o culpado, está na hora de resolver o problema. Aqui estão os 5 principais motivos para o seu gato acordá-lo à noite:


1- Problemas de saúde


Alguns problemas médicos inibem uma boa noite de sono. Até um leve mal estar como uma dor de dente pode fazer um gato ficar sem dormir.

“Fique particularmente atento se for um comportamento diferente, especialmente num gato velho”. Alguns dos maiores culpados pelas inesperadas crises de miados são artrite, hipetireoidismo e pressão alta, todas podendo ser diagnosticadas e tratadas por um veterinário. Comece com uma ligação para o seu veterinário se o seu gato tem apresentado um comportamento diferente durante a noite. Colocá-lo a caminho da recuperação pode significar que você voltará a ter boas noites de sono.

2- Tédio


Se o gato fica muito sozinho, ele provavelmente está descansando durante o dia, deixando a energia para brincar durante a noite. Procure maneiras de distraí-lo enquanto você estiver fora. “Brinquedos, poleiros para janelas e métodos inovadores de alimentação, como brinquedos que guardam ração, ou esconder pequenas porções de ração pela casa, podem ajudar”. Brincadeiras interativas com a família humana também são importantes. Faça o gato se mover pela casa com um apontador de laser, balance uma varinha enquanto você assiste TV ou jogue uma bolinha pela casa antes de sair para o trabalho. Mantenha os brinquedos novos, alternando-os ou trazendo algo novo para casa. Compense o dia com pelo menos uma hora de brincadeiras durante a noite, antes de apagar as luzes. Assim seu gato terá tempo de relaxar.

3- Hábito


Talvez, quando seu gato era um bebê ou jovem, você tenha respondido aos seus chamados noturnos dando-lhe carinho ou trocando sua água. Infelizmente, você o ensinou que é receptivo à visitas da meia-noite. Hábitos podem ser revertidos; então, mesmo que tenha começado com pé errado, você ainda pode ter de volta suas noites de sono. Na próxima vez que seu gato te chamar numa hora inaceitável, apenas vire de lado e continue a dormir. Depois de algumas noites deste tipo de reação, ele perderá o interesse.

4- Fome


“Acorda!!! É hora de me dar ração.”

Você oferece comida pro seu gato apenas alguns minutos depois de levantar? Se sim, ele pode estar te acordando para pedir comida. “Faça suas atividades da manhã durante um tempo antes de alimentar ou dar atenção ao gato”.

Afaste sua fome oferecendo-lhe um petisco saudável antes de dormir. Ou então, pergunte ao veterinário sobre dividir a alimentação do gato em pequenas porções durante o dia, ajudando-o a se sentir mais satisfeito.

5- Iluminação demais – ou de menos


O que é escuro para o olho humano não é tão escuro para olhos felinos. “Gatos enxergam melhor no escuro, por terem receptores de luz mais sensíveis nos olhos, e pequenas quantidades de luz podem ser bastante incômodas”. Se você deixa uma luz acesa, dorme com a TV ligada ou a iluminação da rua chega ao interior de sua casa, talvez esta seja exatamente a quantidade de luz necessária para brincar. Diminua a luz na área de dormir ou tente usar cortinas pesadas, para desencorajar as brincadeiras. Por outro lado, se o seu gato é idoso, a visão ruim pode estar causando problemas para enxergar, deixando-o inquieto. Neste caso, uma luz suave pode ajudar. Ajuste sua iluminação, esperando em torno de uma semana para avaliar os efeitos, para ver o que funciona melhor no seu caso.

158 visualizações

Colaborador

69524533_443244186272697_381744888066080
71850565_996543657389730_270500601259465
l-fotor-black03 500x500.png
26903629_1542510085833022_67302859417342
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon