Como Evitar que um Gato Solte Muitos Pelos.

Diversos fatores podem contribuir para fazer com que os pelos de um gato comecem a cair, como a alimentação, doenças e até mesmo a troca das estações. A pelagem costuma crescer no inverno e cair quando o tempo fica mais quente. É impossível fazer com que os pelos parem de cair totalmente, mas é possível diminuir a quantidade através de uma boa dieta e certos cuidados. A escovação, por exemplo, evita a formação de nós e bolas de pelo e pode reforçar o vínculo entre você e o bichano. Mudanças na dieta podem melhorar a condição da pele e da pelugem do felino.

  1. Uma escova de cerdas macias funciona para gatos de pelos curtos ou médios. Para raças de pelos longos, uma rasqueadeira ("escova com cerdas de ferro") é a melhor opção. Porém, cuidado ao usar esse tipo de escova — não se deve puxar os pelos com força ou machucar o animal.Usar um pente ajudará a chegar à base dos pelos e trazer os fios soltos à superfície.Termine com um carinho rápido usando um pano ou camurça.Evite a área do rosto e das orelhas durante a escovação, e cuidado perto da barriga, que é uma área sensível.

  2. Se o gato não gostar da escova ou do pente, experimente com luvas de escovação, pois elas parecem mais um simples carinho do dono.

  3. Pequenos aspiradores de pelos são outra opção, porém o barulho pode assustar o animalzinho. Comece ligando o aparelho em outro cômodo e chegando mais perto do gato gradualmente; faça isso ao longo de alguns dias ou semanas até que o felino aceite-o completamente. Use petiscos para criar uma associação positiva.

Escove o gato regularmente. Essa simples atividade evita que o gato solte muitos pelos, escove-o por cinco a dez minutos, pelo menos uma vez por semana. Os gatos de pelos longos ou que soltam muitos pelos devem ser escovados com mais frequência, uma vez a cada dois ou três dias.

Acostume o gato com a escovação regular. Talvez seja preciso treinar o gato a tolerar a escovação. Fique atento à linguagem corporal dele, pois alguns animais são hipersensíveis ao toque. Preste atenção a como o felino se comporta para evitar irritá-lo.

Observe atentamente o rabo e as orelhas. Pare de escovar se ele começar a se mexer demais: faça um elogio, ofereça um petisco e deixe-o ir. O animal pode tentar morder ou arranhar se você continuar escovando.

Use produtos específicos para gatos. Visite um veterinário local e procure por lencinhos ou sprays que limpam a pele de gatos sem água.

Tais produtos podem ser usados em gatos que não aceitam banhos, mas também podem ser usados entre banhos caso o animal fique sujo ou comece a soltar muito pelo. Uma alternativa rápida para remover pelos soltos na parte mais superficial da pelugem é usar toalhas de papel ou pano umedecidas com água morna.

Visite um profissional. Marque um horário com um profissional de banho e tosa que saiba lidar com gatos, se você não conseguir lidar com o problema sozinho.

Essa é uma boa ideia para raças de pelos longos e grossos, ou para gatos que reagem mal a qualquer um dos métodos já citados.Experimente aparar os pelos do bichano uma ou duas vezes por ano em raças de pelos longos, para evitar muitos pelos soltos.


Gratidão por estar conosco! Precisamos e pedimos que compartilhe para podermos alcançar mais pessoas e assim espalhar nossos artigos a favor da causa animal.

0 visualização

Colaborador

69524533_443244186272697_381744888066080
71850565_996543657389730_270500601259465
l-fotor-black03 500x500.png
26903629_1542510085833022_67302859417342
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon