Colaborador

69524533_443244186272697_381744888066080
71850565_996543657389730_270500601259465
38490598_249822725741216_765796195044950
l-fotor-black03 500x500.png
26903629_1542510085833022_67302859417342

Mitos e verdades sobre banho em gatos.

Banho em gatos é sempre um tema polêmico e cercado por grandes discussões. Mas hoje, vamos esclarecer várias dúvidas acerca do assunto.


E aí, é mito ou verdade que os gatos podem tomar banho?


DEPENDE! Não há problema algum em dar banho nos gatos, desde que o veterinário autorize. O que será levado em consideração é se o banho será benéfico ou prejudicial ao animal. Por exemplo: o excesso de banhos pode tirar a proteção natural do pelo do gato. No entanto, o banho pode ser recomendado em casos especiais, como por exemplo, doenças de pele do gato ou para aliviar sintomas de alergias dos donos. Mas sempre converse com o médico veterinário do seu gatinho antes de iniciar uma rotina de banhos.

É mito ou verdade que os gatos são autolimpantes?


É VERDADE! A lingua do gato é como um velcro e ao se lamber ele retira as impurezas e pelos soltos que estão sobre seu lindo corpinho. Ele ingere esses pelos que depois são eliminados pelas fezes ou nos vômitos, são as famosas bolas de pelos. Por isso, é importante que você o escove regularmente, ainda que ele viva se lambendo.


É mito ou verdade que ao dar banho nos gatos, os processos de alergias dos humanos podem melhorar?


É VERDADE! O banho ajuda na limpeza, retirada de pelos que estão soltos, no tratamento de dermatites, nos casos de alergias dos tutores, mas desde que o animal se deixe ser manipulado de forma adequada.

É mito ou verdade que os banhos nos gatos só podem ser feitos a cada 3 meses?


É MITO! A frequência dos banhos é variada, pode ser até semanal em alguns casos.

Depende do ambiente em que o animal vive, se são banhos terapêuticos, se tem muito contato com pessoas mais sensíveis (bebês, idosos ou pessoas alérgicas).


É mito ou verdade que gatos com caspa devem tomar mais banhos?


É MITO! A caspa nos gatos podem ocorrer por diversos motivos: pele seca, pouca ingestão de água, obesidade, pouca escovação ou mesmo excesso de pelos mortos que ficam soltos. No entanto, nesses casos, o banho só piora a caspa. A indicação é que você escove diariamente seu gato e nos casos de gatos com muitos pelos, você pode cortar o excesso. Há ainda complementos alimentares que auxiliam no tratamento da caspa. Mas se seu gato apresentar um quadro como esse, procure o quanto antes ajuda de um veterinário.

É mito ou verdade que os gatos odeiam água fria?


É VERDADE! A temperatura corpórea do gato é maior que a nossa, cerca de 38º/ 39º graus. Portanto, se você der banho nele com água em temperatura ambiente, é provável que ele sinta muito frio. Além de dificultar o banho, ele vai ficar mais estressado que o necessário.


Dicas para um banho sem estresse!


Dica 1: O local do banho


Leve o seu gato algumas vezes no local do banho sem ser obrigatoriamente para dar banhos. Se for em casa, no banheiro, deixe que ele brinque um pouco no box ou banheira sem estar com a água. Caso seja em uma pet shop, permita um passeio (passeio de tróia, né?) para que ele se acostume aos sons, cheiros e pessoas do ambiente em que ele deverá tomar banho.


Dica 2: Sem petiscos


O momento do banho, dificilmente é uma hora confortável para o gato. É comum que ele fique muito estressado e gato estressado, não come. Forçar um petisco só vai piorar as coisas e ele vai acabar fazendo uma associação errada: petisco igual tortura de banho! Não queremos isso. Se ele estiver MUITO confortável com a situação, você pode molhar um pouquinho e oferecer um petisco, molhar mais um pouquinho e oferecer outro petisco.


Dica 3: Pós banho prazeroso


Após o banho, é importante secá-lo bem. Depois você pode deixá-lo em um lugar confortável, agradável e com brinquedos que desestressem. Isso vai ser muito mais proveitoso do que oferecer um petisco.

Respeito é a chave. Se não há uma indicação clínica e seu gato passa mal, respeite ele. Como vimos, seu gatinho pode tomar banho sozinho e ficar limpinho.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma experiência pra compartilhar com a gente? Deixe aqui nos comentários, vamos adorar continuar esse bate papo.


Gratidão por estar conosco! Precisamos de contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais. DOE AGORA.

96 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon