O que é doença felina do trato urinário ?

Doença do trato urinário inferior felino (FLUTD) é um termo geral e inclui, por exemplo, cálculos urinários e outras causas de irritação da bexiga.

O distúrbio mais comum do grupo é a cistite idiopática felina (CIF). A FIC envolve inflamação por uma causa desconhecida, mas acredita-se que o estresse seja um fator significativo.

Embora a CISTITE possa incluir infecções do trato urinário, raramente é assim. Se você ver sangue na urina do seu gato, é provavelmente um sinal de FLUTD, pedras na bexiga ou um plug na uretra - não uma infecção. Em cães, o sangue na urina geralmente é um sinal de infecção, mas isso raramente ocorre em gatos jovens e de meia idade.

FLUTD também está associado à formação de cristais e pedras no trato urinário que podem causar inúmeras e dolorosas doenças para o seu gato. Pedras de estruvita e oxalato de cálcio são tipos comuns de pedras.

Os cristais de estruvita na urina do seu gato podem combinar-se com os mucosos e formar um tampão uretral. A uretra é um tubo que transporta a urina da bexiga e para fora do corpo.

Se o seu gato não está fazendo xixi livremente, um bloqueio urinário pode ser a causa. Entre em contato com seu veterinário imediatamente, pois essa condição é urgente e pode ser fatal se não for tratada.

Quais são os sinais da FLUTD no seu gato?


Se o seu gato apresentar algum destes sinais de alerta da FLUTD, consulte o seu veterinário.

-Urinar fora da caixa de areia (micção inadequada).

-Esticar ao urinar.

-Perda do controle da bexiga.

-Maior frequência de micção, geralmente passando pequenas quantidades de urina.

-Urina rosa, escura ou com sangue.

-Gritando de dor / vocalizando durante tentativas de urinar.

-Lambendo a área genital.

-Apetite reduzido.

-Falta de energia ou interesse em atividades normais.

Riscos nutricionais para FLUTD.


Você já sabe que a comida que alimenta seu gato é extremamente importante para a saúde geral dele. Mas alimentar com a comida errada pode contribuir para o desenvolvimento da FLUTD ou de outra ITU de gato. Uma abundância de certos minerais, como cálcio, fósforo e magnésio, encontrados em certos alimentos para gatos, pode causar a formação de cristais na urina, o que às vezes leva a cálculos urinários. Os alimentos influenciam o pH ou acidez da urina. A urina deve ser moderadamente ácida para um trato urinário saudável, porque é mais difícil para os cristais de estruvita crescerem em um ambiente ácido.

Riscos do ambiente doméstico e outras causas.


ESTRESSE

Os gatos podem internalizar o estresse no trato urinário, o que pode levar a uma inflamação dolorosa. O estresse pode ser causado por fatores como hóspedes, conflitos com outros animais de estimação ou falta de lugares para descansar ou se esconder.


BAIXA INGESTÃO DE ÁGUA

Quando os animais de estimação bebem menos, sua urina fica mais concentrada, o que aumenta a probabilidade de formação de cálculos.

CAIXA DE AREIA

Os gatos podem associar a micção dolorosa à caixa de areia e parar de usá-la.

Tratamento e recorrência da FLUTD.


FLUTD é grave e requer atenção médica. Felizmente, você pode ajudar seu gato a se recuperar com o tratamento do seu veterinário e com a dieta FLUTD correta. Observe, no entanto, que a doença do trato urinário é potencialmente uma doença ao longo da vida. Qualquer gato que tenha sido tratado para a doença do trato urinário corre o risco de contraí-lo novamente. Mesmo com o melhor tratamento, alguns gatos podem ter sinais recorrentes ou episódios periódicos. Observe atentamente a recorrência de sinais e sintomas e consulte seu veterinário se houver ressurgimento de sinais.


Gratidão por estar conosco! Precisamos de contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais. DOE AGORA.


71 visualizações

Colaborador

69524533_443244186272697_381744888066080
71850565_996543657389730_270500601259465
l-fotor-black03 500x500.png
26903629_1542510085833022_67302859417342
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon