Saiba tudo sobre a PIF felina.

O que é peritonite infecciosa felina (PIF)?


A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma doença viral que ocorre em todo o mundo em gatos. É causada por um tipo de vírus chamado coronavírus, que tende a atacar as células da parede intestinal. 


Quais são os sintomas clínicos da PIF de gato?


A PIF é exibido nos formatos "úmido" e "seco". Os sinais de ambas as formas incluem febre que não responde a antibióticos, anorexia, perda de peso e letargia. Além disso, a forma úmida da PIF é mais conhecida pelo acúmulo de líquido na cavidade abdominal, na cavidade torácica ou em ambas. Gatos com líquido no peito experimentam respiração difícil. Gatos com líquido no abdômen mostram distensão abdominal crescente e não dolorosa.

 Na forma seca da PIF, pequenos acúmulos de células inflamatórias, ou granulomas, se formam em vários órgãos, e os sinais clínicos dependem de qual órgão é afetado. Os olhos e o sistema neurológico também são freqüentemente afetados.

PIF efusivo (úmido)


O sinal clínico característico da PIF efusiva é o acúmulo de líquido no abdômen ou no peito, o que pode causar dificuldades respiratórias. Outros sintomas incluem falta de apetite, febre, perda de peso, icterícia e diarréia.


PIF não efusivo seco


O PIF seco também apresentará falta de apetite, febre, icterícia, diarréia e perda de peso, mas não haverá acúmulo de líquidos. Normalmente, um gato com PIF seco apresenta sinais oculares ou neurológicos.

ESTÁGIOS DE SINTOMA


Não há sintomas exclusivos do PIF. No entanto, em qualquer forma de PIF, os gatos geralmente apresentam sintomas vagos, como: perda de apetite, perda de peso, letargia, febre flutuante que não responde a antibióticos


Inicial Perda de apetite, Perda de peso, Letargia, Aumento do peito / taquipneico, Anemia, Febre flutuante


Meio Perda de apetite, Perda de peso significativa, Letargia, Aumento do peito / taquipneico, Desnutrição ,Anemia, icterícia, febre flutuante


Avançado Perda de apetite, Magro significativo, Letargia, Aumento do peito / taquipneico, Desnutrição,

Anemia, Icterícia, Febre flutuante, Má coordenação, Inflamação dos olhos, Oscilação

Como é diagnosticado o PIF?


Diagnosticar o PIF pode ser difícil. Apesar das alegações de alguns, atualmente não existe um teste que possa distinguir entre o coronavírus intestinal inofensivo e o coronavírus mortal do PIF. Se um gato tem o que parece ser a forma úmida da doença, a análise laboratorial de parte do líquido pode apoiar o diagnóstico de PIF.


Gratidão por estar conosco! Precisamos e pedimos que compartilhe para podermos alcançar mais pessoas e assim espalhar nossos artigos a favor da causa animal.

48 visualizações

Colaborador

69524533_443244186272697_381744888066080
71850565_996543657389730_270500601259465
26903629_1542510085833022_67302859417342
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon