Tratamento e Manutenção dos Gatos

Antes de adotar um gato, verifique se a sua casa tem espaço para mais um animal. É um animal que precisa de um pouco de espaço para se locomover. Não deve proibir o gato de entrar na sala e nos quartos, de se deitar e aconchegar nos sofás ou nas camas. O gato gosta de estar onde os donos estão, e sentir-se quente e confortável.

O gato recém-chegado à sua casa ainda não sabe que a mobília não serve para aguçar as unhas. Não desista do seu gato só porque ele lhe estragou algumas peças de decoração.

A primeira coisa a fazer é arrumar o banheirinho do gato: uma caixa com areia própria, que pode ser adquirida em supermercados e lojas de animais. Depois, um cestinho para dormir, embora o gato irá preferir o sofá. Precisa de uma vasilha para a comida e outra para a água, num canto onde possa comer em paz.

Para afiar as unhas, um tronco ou outros acessório para afiar, também encontrado em supermercados ou lojas de animais, deve estar sempre à disposição do gato. É aconselhável ter em casa um pouco de erva; os gatos precisam de engolir erva para fazer sair as bolas de pelos que engolem ao lavarem-se. Um pequeno vaso ou tigela de relva comum serve perfeitamente.

Todos os gatos devem ser vacinados e desparasitados. A vacinação previne várias doenças contagiosas e muitas vezes mortais que podem infectar o seu gato, tais como a leucemia, a gripe e a aids. A desparasitação limpa os intestinos do gato dos vermes parasitas, tais como a bicha-solitária e as ascárides. A desparasitação deve começar na 12ª semana de vida.

O gato é um animal extremamente curioso, e quer vasculhar todos os cantos da casa. Deste modo, uma janela meia aberta é suficiente para ele ficar entalado, e uma boca de fogão pode queimar o bichinho curioso. Para evitar acidentes em casa, arrume todos os objetos como agulhas, tachas, fios, substâncias venenosas, remédios e produtos de limpeza. Certifique-se de que os vasos com plantas e flores estão seguros, para não caírem em cima do gato. Os gatos adultos experientes já devem saber que fontes de calor como o fogão queimam, mas os pequeninos podem saltar diretamente para cima dele! Preste atenção e nunca deixe o bichano sozinho enquanto cozinha. Antes de fechar a geladeira ou a máquina de lavar roupa verifique se o gato não entrou… se permanecer lá dentro, morrerá com certeza!

Quando o gato chegar à sua casa, abra-lhe todas as portas e deixe-o explorar a casa livremente. O gato vai procurar a caixa das necessidades e o prato da comida, e depois vai cheirar tudo. Não o force a ir numa determinada direção, deixe-o ir para onde quiser e levar o tempo necessário para se adaptar.

Não tente fechar o quarto ou a divisão da casa onde você passa mais tempo. O gato quer locais onde esteja perto do tutor. Fechar a porta do quarto de dormir não vai convencer o gato a não entrar, ele quer estar ao seu lado. Deve-se acariciar, dar muita atenção e mimo ao gato, para que ele estabeleça uma relação de amizade consigo e se sinta bem na sua casa e na sua companhia.

Gratidão por estar conosco! Precisamos de contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

0 visualização

Colaborador

69524533_443244186272697_381744888066080
71850565_996543657389730_270500601259465
l-fotor-black03 500x500.png
26903629_1542510085833022_67302859417342
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon